21 fevereiro 2015

A importância de doar leite materno!

Olá pessoal,

Algumas pessoas não sabem, mas eu não consegui produzir leite materno. E quando Clara foi parar na UTI (expliquei tudo neste vídeo aqui), eu não tinha leite e o hospital tinha muito pouco no estoque, e usaram leite artificial na seringa, mesmo porque ela já tinha peso considerado fora de risco. Vou contar um pouco sobre minha luta na amamentação em um outro post.

O Ministério da Saúde desenvolveu a campanha de Doação de Leite, como uma forma de conscientização da importância deste alimento para que mais crianças cresçam fortes e saudáveis.
As doações ajudam no desenvolvimento de prematuros, recém-nascidos abaixo do peso, imunodeprimidos e desnutridos.
Acontece que, os estoques são limitados e acabam muito rápido. As vezes, a própria família do bebê acaba movimentando campanhas para doação.




O leite materno salva vidas! 
Amamentação é um ato de amor, e tem valor tanto para o bebê quanto para a mãe.
O leite humano é alimento fundamental para o desenvolvimento da criança no início da vida, pois possui a quantidade necessárias de nutrientes, tem fácil digestão, é livre de contaminações, rico em vitaminas, combate infecções, alergias e doenças.

Para a mamãe, além de ajudar a reduzir o peso, combate o sangramento e diminui a incidência do câncer de mama.

Segue imagens para auxiliar no entendimento



Se você pode doar leite, doe!
Muitos bebês precisam e você poderá salvar vidas.
Eu sei o que é uma UTI e o desespero de mães quando acaba o leite, porque bebês de baixo peso só podem ser alimentados com leite materno. 
Para encontrar o banco de leite mais próximo, procure aqui: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
É necessário apresentar seus exames do pré-natal quando for entregar o leite.

E se você quer ajudar mas não pode doar, doe frascos de vidro com tampa de plástico!

Beijos,