23 fevereiro 2015

10 dicas de vó - FUNCIONAIS!

Olá pessoal!

Não importa quantas gerações passem, os conselhos da sua avó vão sempre estar presente, e acredite: pelo menos alguma dessas dicas você já ouviu falar. E se não for da sua avó, foi vizinha, tia, amiga, mãe...









Sopa no pós parto: Obviamente sua vózinha já falou pra que você se alimentasse apenas 
daquela canja de galinha enquanto você morria de fome, mesmo porque, se você amamenta, sua fome está triplicada. Mas a verdade é que, "depois do parto, as mulheres devem priorizar os alimentos ricos em água (frutas), em proteína (carnes, ovos e leite), em antioxidantes (frutas e vegetais) e em ferro (carnes e vísceras, leguminosas; sempre acompanhados de alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas). Resumidamente, a dieta deve ser balanceada e conter todos os grupos de alimentos, principalmente o cálcio. No geral, não restrições alimentares, exceto em casos específicos como alergias. Contudo, deve-se evitar o consumo de álcool nesse período." [trecho retirado do site Pais e Filhos]

Cházinhos para acalmar o bebê: Sabe aquele chá de camomila, erva doce, que sua vó falou pra fazer e oferecer ao bebê? Eu ofereci...natural e sem açucar. E não é que o "negócio" funciona mesmo? Mas, procurando na internet para preparar esse post para vocês, encontrei esse trecho: "Na verdade, ingerir qualquer líquido quente relaxa. Tenho dúvidas sobre o poder calmante da camomila. Dependendo da idade da criança, oferecer o peito basta. Para as maiores, pode ser um chá ou qualquer outro líquido quente. Vale lembrar que chás açucarados são altamente cariogênicos [provocam cáries]. O ideal é oferecê-los sem açúcar", diz a pediatra Suzana Altikes Hazzan. Aqui funcionou legal, porque só o leite quente não adiantava. Não custa tentar!

Pés agasalhados: Aquela meia bem quentinha pra evitar resfriados, quem nunca ouviu? Meia de lã, com certeza, sua avó já fez à mão pra você! E ela tem razão, no inverno, é super importante manter as extremidades aquecidas. Desde a cabecinha até o pé. Importante lembrar também, que no verão, os bebês suam muito e quando super aquecidos, pode até causar morte súbita. 

Maizena em assaduras: E, claro, você já deve ter ouvido dizer que maizena cura assaduras. Eu duvidava muito, perguntei ao pediatra, e ele super recomendou. É muito importante tomar cuidado, porque resseca a pele do bebê e pode piorar o quadro de assaduras. O ideal é que deixe o bebê com a fralda aberta e polvilhe a Maizena no bumbum, depois de um tempo, limpar e fechar a fralda. Mas, você pode também fazer a pasta de Maizena, que é como uma pomada...uma benção! Melhor que muita pomada importada... Dermodex Tratamento, um pouco de Maizena e de Óleo de Amêndoas..você mistura tudo até ficar um creme mesmo. Meu pediatra não me passou a quantia, foi no "olhômetro" e deu tudo certo. Passe sempre antes de dormir, no outro dia não haverá mais assaduras no bumbum.

Levar sempre um casaco: Você pode dizer que não... mas, ô conselho bom! Sempre leve um casaquinho... Sua avó pode até não dizer, mas sua mãe já gritou: "Leva um casaco, menina(o)!!" E mãe sempre tem razão...

Charutinho com manta: O famoso charutinho! Logo depois de nascer, no hospital, já enrolam os bebês para que não se assustem com espasmos involuntários. No útero, os bebês são acostumados a ficar apertadinhos (imaginem gêmeos/ou mais), então quando saem, estranham e se assustam bastante. Charutinho trás conforto e segurança..



Soluço - fome ou frio: O soluço acontece por que o diafragma do bebê ainda não se encontrar completamente desenvolvido, ou porque o bebê engoliu muito ar na mamada. O ideal é que deixe o bebê em pé, aquecido, e faça algum movimento de sucção. Para as mamães que amamentam é ideal, porque o leite quentinho ajuda a diminuir o soluço. Caso você não amamente, a chupeta é uma boa aliada, ou uma mamadeira com água ou leite.

Fraldinha molhada pra baixar a febre: Essa eu vou passar para todas as minhas gerações possíveis. Eu vi muito minha mãe fazendo com meus irmãos e hoje em dia repito com as meninas. Principalmente quando elas têm reação à vacina. Algumas pessoas colocam álcool mas eu acho super perigoso e prefiro usar só a água mesmo. Consiste em colocar um paninho na água, torcer bem, e colocar na testa. Repetir o processo quantas vezes for necessário até baixar a febre. Faço isso junto com o remédio delas e a febre vai embora.

Funchicorea para cólicas: Melhor remédio que esse... não conheço. Aliado com a bolsa de água quente, é "batata" para a cólica dizer adeus. 

Chás para descer o leite: Existem diversos métodos para descer o leite da mamãe: Cevada, ervas naturais, canjica, enfim... diversos mesmo. Mas, para mim, nada funcionou. Algumas mães já fizeram e deu certo. 


Gostou do post? 
Dê um like aqui embaixo e comente, pra me deixar feliz!
Beijos,